Busca

Energia pura, gratuita e renovável

O sol é a estrela mais próxima da Terra. É por isto que nós vemos sua luz e sentimos o seu calor tão forte. Ele é a fonte de energia responsável por todas as formas de vida no nosso planeta. Só para se ter uma idéia, o sol envia, em menos de uma hora, o equivalente a toda energia que a humanidade consome em um ano.

É bom lembrar que a energia solar é renovável, não poluente e abundante no Brasil, face às suas características de país intertropical. Aliás, o Brasil recebe mais radiação solar do que países que tem liderado o mercado mundial em utilização de energia solar, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Japão.

Uma das utilizações mais simples da energia solar, sob forma de calor a baixa temperatura, é o aquecimento de água até 40ºC, para residências, empresas e no campo. Este tipo de fonte é denominado “energia solar térmica” e está se popularizando no Brasil, principalmente em Minas Gerais.

Outra fonte de energia do sol é sua luz que produz eletricidade. Essa energia é chamada de “solar fotovoltaica”. É produzida pela conversão da luz solar em energia elétrica através do uso de módulos fotovoltaicos ou painéis fotovoltaicos.

A luz do sol também é utilizada para iluminar ambientes fechados por intermédio das janelas, aberturas nos tetos ou telhas transparentes. Esta utilização é conhecida como iluminação natural e quando bem utilizada reduz as despesas com energia elétrica na iluminação destes ambientes.

Neste caso, alguns problemas ocorrem quando você ilumina um ambiente com a luz do sol. O principal é a elevação da temperatura interna devido ao calor, que deve ser combatido com a instalação de ar condicionado ou ventilação forçada aumentando ainda mais as despesas com a energia elétrica. Você economiza na iluminação mas aumenta as despesas combatendo o calor.

Por isto, ao utilizar a energia do sol você deve contratar uma empresa especializada para que tenha o máximo de economia de energia com o mínimo de investimento.

2018 © Todos os direitos reservados.