Busca

Geração de Energia

Uma residência localizada em um condomínio próximo a Belo Horizonte, está gerando 70% da energia necessária para o seu funcionamento. A tecnologia utilizada é conhecida por geração fotovoltaica.

A empresa Eficiência Máxima Consultoria, especializada em projetos para redução de custos energéticos, projetou, importou e instalou um sistema fotovoltaico, composto de placas que captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica, pronta para ser usada pelos eletrodomésticos, iluminação e outros equipamentos de uma residência.

O sistema fica instalado no telhado da casa e tem a capacidade de fornecer, continuamente, durante o dia, energia para suprir de 50% a 70% do consumo exigido. A energia “faltante” para outras cargas, ou a energia necessária no período noturno é produzida e fornecida pela Cemig.

A energia gerada é monitorada por sensores especiais que indicam a quantidade produzida em determinado instante, a temperatura ambiente, a temperatura dos painéis e a radiação solar do local. O mais interessante é que, durante o dia, mesmo sem a presença do sol o sistema continua funcionando porque ele utiliza a radiação direta e difusa do sol, havendo geração até em dias nublados, o que desmistifica o fato de se pensar que ocorre geração somente em “céu aberto”.

Este sistema é um dos pioneiros em residências no Brasil e o primeiro na Grande BH. Ele está sendo alvo de estudos por parte da comunidade científica, inclusive de outros países porque está instalado em uma área com condições geográficas e atmosféricas consideradas ideais. Minas Gerais é conhecida como o berço da energia solar para aquecimento de água do Brasil e pretende ser referência mundial em energia solar fotovoltaica.

Com os dados de medição, por exemplo,  o Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Cingapura – SERIS está monitoramento o sistema, colhendo informações em detalhes sobre o comportamento e os resultados desta geração.

O que é um sistema fotovoltaico?

Uma das utilizações da luz do sol é a produção de energia elétrica. Essa energia é chamada de “solar fotovoltaica”. É produzida pela conversão da luz solar em energia elétrica através do uso de módulos fotovoltaicos ou painéis fotovoltaicos que são interligados entre si.

A eletricidade gerada é em corrente contínua que precisa ser convertida em corrente alternada, por um equipamento denominado inversor de freqüência (foto acima), para que possa ser utilizada pela maioria dos aparelhos elétricos de nosso dia-a-dia que operam em corrente alternada.

Estes geradores solares são normalmente instalados em telhados de casas e topos de edifícios, podem também ser montados no solo e em fachadas, integrados a arquitetura das mais variadas formas.

Os primeiros resultados

A instalação deste sistema foi finalizada no dia 13 de fevereiro de 2010 e após uma semana de testes passou a registrar a quantidade de energia produzida que, até agora, é equivalente a 70% de todo o consumo da residência.

Os moradores da residência foram orientados para utilizarem os eletrodomésticos que mais consomem energia (máquinas de lavar roupa e prato, secador de roupa, chuveiros, etc) entre 10 e 17 hs porque neste período o sistema fotovoltaico fornecerá a maior parte da energia.

Acompanhe o sistema em tempo real:

Visão Geral do Sistema

Energia e Potência

2018 © Todos os direitos reservados.