Busca

Iluminação de Ambientes

A luz do sol é também utilizada para iluminar ambientes fechados por intermédio das janelas, aberturas nos tetos ou telhas transparentes. Quando bem utilizada reduz em muito as despesas com energia elétrica na iluminação destes ambientes.

Porém, alguns problemas ocorrem quando você ilumina um ambiente com a luz do sol sendo o principal, a elevação da temperatura interna devido ao calor, que deve ser combatido com a instalação de ar condicionado ou ventilação forçada aumentando ainda mais as despesas com a energia elétrica. Você economiza na iluminação mas aumenta as despesas combatendo o calor.

Outro problema é a incidência de raios ultra violeta (UV) no ambiente que são prejudiciais a saúde e provoca o “amarelamento” das telhas transparentes. Você investe na compra e instalação de telhas transparentes que logo ficam amareladas e sujas trazendo um péssimo aspecto para sua empresa, além de perder o efeito de permitir a passagem da luz solar.

Para eliminar este problema a Eficiência Máxima está utilizando em seus projetos o Solatube, um equipamento que capta a luz do sol no telhado e a transfere, por intermédio de dutos reflexivos, para dentro do ambiente. Com esta técnica você economiza energia elétrica no uso da iluminação durante o dia sem transferir calor para o ambiente.

Para entender como esta inovadora tecnologia funciona e quais as vantagens de sua utilização a Eficiência Máxima preparou um roteiro de perguntas e respostas que com certeza vão esclarecer suas dúvidas.

Como se compara a quantidade de luz proporcionada pelo Solatube com a iluminação elétrica?

A luz é medida por uma unidade que se chama lúmen e a quantidade de energia utilizada é medida em Watts. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 100 Watts produz 1.200 lúmen e uma lâmpada fluorescente de 40 Watts produz 2.300 lúmen. O Solatube de 250 mm de diâmetro produz até 4.600 lúmen, o modelo de 350 mm produz até 9.100 lúmen e o de 530 mm produz até 20.550 lúmen.

Como fica a iluminação em dias nublados?

Por ser um sistema de iluminação tubular altamente reflexivo o equipamento consegue transferir a luz solar diretamente para o interior de uma edificação com uma perda mínima de intensidade, mesmo em dias mais escuros devido a uma lente especial que é capaz de direcionar com máxima eficácia os raios solares para o interior do tubo.

Qual o comprimento máximo de um Solatube?

Quanto mais longo o tubo, menor a quantidade máxima de luz que o sistema pode difundir. Para melhores resultados, não é recomendado um comprimento superior a 6 m para tubos de 10”, 9 m para tubos de 14″ e 12 m para tubos de 21″. Se estes comprimentos forem ultrapassados, a quebra de eficácia será em torno de 15%.

Até que ponto as baixas temperaturas e as latitudes mais a norte afetam o funcionamento do Solatube?

Há inúmeros Solatube instalados no Norte da Europa, Canadá e Estados Unidos. Como é completamente selado, o Solatube funciona perfeitamente em baixas temperaturas ou em situações de calor extremo, sem transmitir calor no verão nem frio no inverno

E difícil de instalar?

Como é pequeno e compacto, o Solatube pode ser colocado entre vigas sem afetar a estrutura e sem necessidade de se contratar um pedreiro para que construa a caixa que normalmente é necessária para uma clarabóia. A instalação do tubo reflexivo é totalmente ajustável, permitindo uma montagem por seções angulares de modo a contornar qualquer obstáculo até o local a iluminar.

Se o meu telhado for ser construído ou reparado, qual é o melhor momento para instalar um Solatube?

Normalmente, assim que acabar o novo telhado. Para que a instalação seja mais rápida, pode deixar um buraco com um diâmetro 2 a 3 cm superior ao diâmetro do tubo a instalar. De qualquer modo, o Solatube pode ser instalado no momento que mais lhe convier sem maiores dificuldades.

Pode ser instalado em edifícios públicos?

Sim, há sistemas Solatube instalados neste tipo de edifícios por todo o mundo, incluindo escolas, igrejas, galpões industriais, estações de correio, museus e hospitais.

O Solatube é a prova d’água?

Desde que bem instalado, não haverá qualquer infiltração no Solatube. As bases de metal de polipropileno ou de fibra de vidro são fabricadas num molde de uma só peça especificamente concebida para evitar infiltrações.

Qual é o grau de resistência e durabilidade do Solatube?

A cúpula é fabricada em resina acrílica especialmente formulada para resistir ao impacto e aos agentes químicos e atmosféricos, assim como às baixas temperaturas ou a calor externo.  Os tubos são fabricados com uma chapa de alumínio e película refletora aderida termicamente, protegida por uma capa anti-UV que previne a deterioração com o passar do tempo. As restantes peças são moldadas por injeção.

O Solatube necessita de manutenção?

O sistema não requer qualquer manutenção. Ao contrário de uma clarabóia tradicional, cujas telhas translúcidas, paredes e o próprio vidro necessitam de limpeza periódica, o Solatube foi desenhado como unidade hermética, e todos os seus componentes (cúpula, difusor e base) dispõem de juntas seladas por onde pó, partículas ou insetos não podem entrar. Além disso, a própria forma da base e a cúpula eletroestática evitam a acumulação de sujeira.

Para mais informações entre em contato com a Eficiência Máxima Consultoria pelo tel (31) 3275-4358 ou acesse o site www.eficienciamaxima.com.br

2018 © Todos os direitos reservados.